Navratilova: «Osaka não está na forma física em que deveria estar»

Por José Morgado - Janeiro 16, 2024

Martina Navratilova, uma das melhores jogadoras de todos os tempos, foi esta terça-feira crítica em relação à forma física em que Naomi Osaka, que foi mãe da sua primeira filha há seis meses, regressou à modalidade. A japonesa só perdeu duelos apertados diante de Karolina Pliskova e Caroline Garcia nas últimas semanas na Austrália, mas nem isso pareceu convencer a campeoníssima.

“Que nota lhe dou? Em termos tenísticos um B+, mas em termos gerais um C porque ela não conseguia chegar à bola que queria bater pelo facto de estar fora de forma. Estou surpreendida que ela tenha voltado à competição e jogado este torneio sem estar no topo da sua forma física. O facto de ela não ter tido qualquer ponto de break diz-nos tudo o que precisamos de saber sobre este encontro”, começou por dizer a norte-americana no ‘Tennis Channel’.

Navratilova foi ainda mais longe e comparou a japonesa com Svitolina, que em 2023 fez bons resultados em Grand Slam cerca de oito meses depois de ser mãe. “Se eu fosse a ela ia meter-me em forma, jogar mais sets de treino. Para que quando chegue aos encontros esteja mais em forma. As outras jogadoras batem na bola com muita força e é preciso mexer-se rápido para chegar lá e conseguir jogar o ténis que quer. Bem sabemos que ela foi mãe, mas a Svitolina também foi e voltou muito melhor”.

Osaka vê copo meio cheio e revela calendário ambicioso nos próximos meses

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt