Alcaraz pode imitar Federer em estatística histórica impressionante que mostra o seu nível em 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 19, 2022

Muito se tem falado sobre os diversos recordes e registos que Carlos Alcaraz tem igualado ou derrubado ao longo de uma temporada memorável. Afinal de contas, falamos do número um do Mundo mais jovem de sempre, por exemplo, e já com o título do US Open na estante lá de casa. Certo é que o espanhol continua a perseguir uma marca impressionante, que só tem igual… em Roger Federer.

Considerando os tenistas que realizaram pelo menos 50 encontros numa época, o único a terminar a época com pelo menos um set ganho em todos os seus encontros é o suíço, com a incrível época de 2005: foram 84 encontros disputados (nesta lista descontam-se as desistências) com 80 vitórias e sempre pelo menos um parcial conquistado nos desaires.

Para já, Alcaraz vai com 61 duelos disputados, 51 vitórias e pelo menos um parcial no seu lado. Resta saber se ainda vai ter alguma ‘mancha’ no currículo de 2022 ou se vai manter esta consistência impressionante.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt