Alcaraz pode chegar ao US Open como número um do Mundo: as contas do prodígio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 5, 2022
Créditos: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Pode parecer uma loucura colocar a hipótese de Carlos Alcaraz se tornar número um do Mundo esta temporada. Mas e se lhe dissermos que isso até pode acontecer… já antes do US Open? É que a desistência de Rafael Nadal do Masters 1000 de Montreal deixa essa porta aberta ao prodígio espanhol, ainda que as contas não sejam propriamente fáceis de aplicar dentro de court, como vai perceber.

Ora, antes de mais, Alcaraz tem uma performance mínima a cumprir em Montreal e em Cincinnati. O espanhol tem de conquistar um desses Masters 1000 e chegar pelo menos à final no outro, algo extremamente difícil de alcançar, e mesmo isso pode não ser suficiente. É que Carlitos também precisa de Daniil Medvedev não consiga cumprir nenhum destes cenários: chegar às meias-finais de um desses Masters 1000 ou qualificar-se para os quartos-de-final em ambos.

De qualquer das formas, Alcaraz tem, de facto, hipóteses de fazer esse salto acontecer, sendo que irá surgir uma nova oportunidade no US Open também, onde Medvedev defende os 2000 pontos do título. Aí também entra Rafael Nadal na equação, bem como Stefanos Tsitsipas.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.