Alcaraz não dá chances a Sinner, conquista sexto Slam da carreira no US Open e volta a ser número 1 mundial

Por José Morgado - Setembro 7, 2025
Alcaraz

Carlos Alcaraz, de apenas 22 anos, conquistou este domingo o sexto título de Grand Slam da sua carreira, ao vencer o US Open pela segunda vez, três anos depois do seu primeiro Major da carreira. O espanhol terminou uma quinzena de sonho com chave de ouro, ao impor-se de forma categórica ao italiano Jannik Sinner, até aqui número um do Mundo, por 6-2, 3-6, 6-1 e 6-4, num encontro resolvido ligeiramente abaixo das três horas. O espanhol volta à liderança do ranking mundial pela primeira vez em precisamente dois anos (setembro de 2023).

Alcaraz, que procurava tornar-se no primeiro tenista da história a vencer o título masculino do US Open sem perder sets e entrou cheio de vontade de concretizá-lo, ao jogar um dos seus melhores sets da carreira na primeira partida. Foram 11 winners e 2 erros não-forçados que deram o mote, mas que não tiveram sequência no segundo set. O espanhol foi quebrado cedo (a terceira e última quebra de serviço de todo o torneio) e não conseguiu recuperar a tempo do segundo set, mas foi muito superior nos dois sets seguintes, impressionando especialmente pela maneira como serviu.

Alcaraz torna-se no mais jovem de sempre a vencer múltiplos Majors em três superfícies diferentes e no segundo mais jovem de sempre (depois de Bjorn Borg) a chegar aos seis títulos de Grand Slam. Iguala os números absolutos de Stefan Edberg e Boris Becker.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com