Alcaraz imita Murray e Djokovic e é o terceiro número 1 dos últimos 10 anos a perder com um lucky loser

Por José Morgado - Outubro 4, 2022

Carlos Alcaraz, de 19 anos, perdeu esta terça-feira o seu segundo encontro (em três) desde que subiu à liderança do ranking mundial, ao cair na eliminatória inaugural do ATP 500 de Astana, no Cazaquistão, diante do belga David Goffin.

E ainda que Goffin, antigo top 10 mundial, não seja um jogador qualquer, a verdade é que o atual 66.º colocado ATP entrou na prova como lucky loser e derrotou o líder mundial, algo que aconteceu apenas quatro vezes nos últimos 10 anos. As outras três haviam sido com Andy Murray (duas ocasiões) e Novak Djokovic (uma).

AS DERROTAS DE NÚMEROS UNS FRENTE A LUCKY LOSERS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

– Maio de 2017, Madrid: [LL] Borna Coric d. [1] Andy Murray

– Junho de 2017, Queen’s Club: [LL] Jordan Thompson d. [1] Andy Murray

– Outubro de 2020, Viena: [LL] Lorenzo Sonego d. [1] Novak Djokovic

– Outubro de 2022, Astana: [LL] David Goffin d. [1] Carlos Alcaraz

CHOQUE! Goffin surpreende Alcaraz na primeira ronda em Astana

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt