Alcaraz faz história e conquista primeiro título ATP em Umag

Por José Morgado - Julho 25, 2021
alcaraz

Carlos Alcaraz, jovem espanhol de apenas 18 anos que é apontado como um dos campeões de futuro do circuito mundial de ténis, alcançou este domingo o seu primeiro título ATP da carreira, ao triunfar no 250 de Umag, na Croácia, imitando grandes nomes do ténis espanhol que triunfaram nesta prova, como o seu próprio treinador, Juan Carlos Ferrero, em 2010.

Numa final sem grande história, Alcaraz, número 73 do ranking mundial, derrotou o veterano francês Richard Gasquet, antigo top 10 e atual 59.º da hierarquia mundial, por 6-2 e 6-2, em 1h16, num duelo em que foi superior do primeiro ao último minuto.

Alcaraz faz história ao tornar-se no jogador mais jovem desde Kei Nishikori (Delray Beach 2008) a vencer um título ATP e no mais novo de Espanha desde Rafael Nadal (Sopot 2004) a alcançar tal feito. O maiorquino, hoje em dia com 20 títulos de Grand Slam, venceu o seu primeiro troféu ATP quando era oito (!) dias mais jovem do que o talentoso murciano. Gasquet, que regressou a uma final três anos depois, perdeu a sua 17.ª em 32.

No ranking, Alcaraz supera o seu máximo, saltando para 54.º, ao passo que Gasquet sobe sete posições para 52.º, reaproximando-se do top 100 mundial.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.