Alcaraz bate Djokovic numa estatística impressionante mas está a milhas de Nadal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 19, 2023

Carlos Alcaraz não precisou de tempo nenhum para regressar ao modo de rolo compressor em terra batida. O jovem de 19 anos, que só agora iniciou a época depois de uma lesão na perna o travar, está na final do ATP 250 de Buenos Aires, isto sem dar hipóteses à concorrência. Segue-se Cameron Norrie, um desafio que se espera mais duro, mas a verdade é que o murciano ampliou um registo por si já impressionante.

É que Carlitos garantiu a nona final ainda antes de celebrar o 20.º aniversário, algo que acontece a 5 de maio. Trata-se de um feito que permite estar à frente de Novak Djokovic, que disputou sete finais até fazer 20 anos, mas que nem serve para se aproximar de Rafael Nadal. É que o maiorquino alcançou umas impressionantes 18 (!) finais antes de celebrar o seu 20.º aniversário.

Em teoria, segundo o calendário previsto para Alcaraz, o espanhol deverá disputar o ATP 500 do Rio de Janeiro, o ATP 500 de Acapulco, o Masters 1000 de Indian Wells, o Masters 1000 de Miami, o Masters 1000 de Monte-Carlo, o ATP 500 de Barcelona e o Masters 1000 de Madrid até cumprir 20 anos. Se chegar à final em todos esses torneios, fecha o registo com 16.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt