A emocionante dedicatória de Frederico Marques a João Sousa

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 10, 2024

A carreira de João Sousa confunde-se com a de Frederico Marques enquanto treinador. Juntos, desbravaram caminho no ténis português e construíram um percurso sem paralelo. Já com as emoções que se viveram no Estoril um pouco mais calmas, o treinador que acompanhou de perto toda a carreira do vimaranense deixou uma sentida mensagem nas redes sociais, que vale mesmo a pena ler e que resume quão especial foi esta ligação.

“Joey, agora que já está tudo mais calmo e menos à flor da pele, aqui estou para te relembrar o que foi a nossa linda caminhada. Foram 13 anos muito intensos e bonitos, repletos de lutas, forças, amuos, choros, risadas e o mais importante, uma grande amizade. É verdade que serás sempre relembrado por títulos, por números e por vitórias mas deixas na minha vida uma marca muito mais forte do que isso. Ajudaste-me a crescer como ser humano, a devorar medos e principalmente a ser mais ambicioso todos os dias. São os jogadores que fazem os treinadores e hoje estou noutro patamar graças a ti”, começa por escrever.
Mas Frederico Marques não fica por aqui. “Foram tantas as alegrias, tanto querer. Foi muito mundo, muito crescimento. Foi preciso a exigência que está ao alcance de muito poucos para poderes estar tantos anos ao mais alto nível. Foi muito intenso e passou tão rápido. E quando olho para a esta caminhada, foi tão maravilhosa. Sou muito grato pela tua entrega ao ténis, pela tua confiança e pelo ser humano que te tornaste. Esta nova etapa da tua vida só poderá ser cheia de sucessos, porque és inteiro em tudo a que te dedicas! Sou um privilegiado por ter compartilhado estes anos contigo. Obrigado Joey. Agora que venham as coca colas, os algarves e muitos acordar quando quiseres”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt