Federer: «Identifico-me mais com Alcaraz, sinto-me envolvido com a sua mentalidade»

Por Nuno Chaves - Janeiro 15, 2026

Roger Federer está de volta ao Australian Open seis anos depois e aproveitou a sua passagem para realizar uma conferência de imprensa como nos bons velhos tempos.

O campeoníssimo abordou vários temas da atualidade e, claro, a rivalidade entre Carlos Alcaraz Jannik Sinner. O suíço admitiu que se identifica mais com o estilo de jogo do espanhol e recordou o encontro em que se imaginou a defrontar o italiano.

RIVALIDADE ENTRE ALCARAZ E SINNER

É impressionante a rivalidade que Carlos e Jannik estão a construir. Jogam um ténis incrível e a final de Roland Garros foi um dos melhores jogos de todos os tempos. O mundo parou para olhar para Paris e é fantástico que o nosso desporto consiga gerar esse tipo de momentos. Ambos evoluíram de forma excecional nos últimos anos, só espero que continuem livres de lesões. Pude treinar com eles e é impressionante a forma como batem na bola.

CAREER GRAND SLAM DE ALCARAZ EM MELBOURNE?

É difícil gerir esse tipo de situações, mas já sabemos como é o Carlos. A sua mentalidade tem de ser ir ponto a ponto. A verdade é que seria uma loucura conseguir isso tão cedo na carreira.

IDENTIFICA-SE MAIS COM ALCARAZ

Quando vi o Dimitrov jogar contra o Sinner em Wimbledon, comecei a imaginar como teria sido jogar contra o Jannik. Ele joga de uma forma muito diferente da minha. A verdade é que, quando vejo o Carlos competir, sinto mais semelhanças comigo e identifico-me mais. A forma como faz amorties, sobe à rede, como é capaz de alternar entre defesa e ataque. Ambos gostamos de jogar à nossa maneira, sinto-me envolvido com a sua mentalidade. A verdade é que adoro ver ténis como simples adepto.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.