Gauff e a polémica com Bencic: «Não gostei do que ela disse à minha equipa»

Por José Morgado - Outubro 1, 2025
gauff-bencic

Coco Gauff viveu um encontro intenso frente a Belinda Bencic, no WTA 1000 de Pequim, que acabou por vencer em três sets (4-6, 7-6, 6-2). Mas mais do que a exigência do duelo, foi um momento de tensão com a suíça que acabou por marcar o jogo e a conferência de imprensa posterior.

Durante a partida, Bencic queixou-se de que a equipa de Gauff falava antes dos seus serviços, ao que a norte-americana tentou responder. Nesse momento, a suíça disparou: “Cala-te! Sou demasiado velha para estes jogos mentais!”.

Na sala de imprensa, Gauff não escondeu o desconforto com a atitude da adversária: “Soube que ela disse qualquer coisa ao meu banco, mas não ouvi diretamente. Disseram-me que foi ‘cala-te’. Eu não gostei desse comentário, porque estavam apenas a apoiar-me. Já joguei outros encontros em que também ouvi claramente a equipa adversária e nunca me incomodou. Apenas pedi respeito”, afirmou.

A jovem norte-americana reconheceu que a discussão afetou o seu jogo: “Logo a seguir fiz três duplas faltas de frustração. Mas depois pensei: ‘não quero perder mais’. Consegui concentrar-me e até acho que me motivou. Normalmente não gosto de confrontos em court, não sou uma jogadora conflituosa, mas não achei aquele comentário apropriado”.

Apesar do incidente, Gauff sublinhou que mantém respeito por Bencic: “Tenho muito respeito por ela, é uma grande jogadora e voltou ao circuito depois de ser mãe. Gostava que não tivesse acontecido, mas faz parte do desporto”.

Com a vitória, Coco Gauff garantiu presença nos quartos de final do torneio, onde vai defrontar a alemã Eva Lys.

Bencic perde a paciência com Gauff e a sua equipa: «Já não tenho idade para estes jogos mentais»

Leia também:

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com