This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Incrível! Keys arromba cofre de Sabalenka e sagra-se campeã do Australian Open
Madison Keys é campeã de Grand Slam! Numa história incrível, oito anos depois de ter passado ao lado da sua única final, a norte-americana de 29 anos brilhou para arrombar o cofre da bicampeã Aryna Sabalenka, que já ia em 20 vitórias seguidas em Melbourne Park. Num encontro carregado de potência, foi Keys quem impediu o quarto título Major da número um do Mundo, enquanto ela própria estreia o seu palmarés. Madi até disse que não precisava de vencer um Grand Slam para saber que estava a fazer bem as coisas… Mas agora já se pode orgulhar de colocar um na estante lá de casa, após vencer com os parciais 6-3, 2-6 e 7-5.
What a cracker from @Madison_Keys!
Maybe the best shot of her career, at maybe the biggest moment of her career!
She’s on the cusp!@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/ZuxfiiVz5X
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 25, 2025
De forma surpreendente, foi Keys quem entrou muito mais solta, deixando Sabalenka desorientada ao ponto de liderar por 5-1 e ter um break point no serviço da bielorrussa. A número um do Mundo ainda reagiu até ao 3-5, mas foi quebrada de novo e o sonho da norte-americana ganhava forma. No entanto, a segunda partida mostrou a força mental da rainha do ténis atual, com pressão desde o início no serviço de Keys: o primeiro break surgiu no terceiro jogo, o segundo chegou no quinto e tudo se simplificou.
Leia também:
- — Zverev estreia-se na final do Australian Open após desistência de Djokovic no final do 1.º set
- — Djokovic: «Não sei se voltarei ao Australian Open, vamos ver como corre 2025»
- — [VÍDEO] Djokovic apupado à saida do court após desistir na Austrália
Mas mérito seja dado à número 14 do Mundo. Quando podia parecer que Sabalenka tinha carregado no acelerador e já não daria hipóteses, Keys voltou a equilibrar e o terceiro set foi marcado por domínio absoluto do serviço, sem um único jogo nas vantagens sequer. A bielorrussa ainda mostrou as garras num par de ocasiões, mas foi Keys a agigantar-se no 12.º jogo para fugir a um tie-break decisivo que seria inédito na história das finais do Australian Open e conquistar o primeiro título do Grand Slam na carreira.
Uma história de redenção e paciência para Keys que, depois de ser dominada na final do US Open de 2017, trabalhou para agora ter outra oportunidade e derrubar a sequência brutal de Sabalenka para fazer história a nível pessoal. Aos 29 anos, este já ninguém lho tira. A ela, que volta ao sétimo lugar que já tinha ocupado na melhor fase da carreira.
- Categorias:
- Aryna Sabalenka
- Australian Open
- Australian Open 2025
- WTA