Sabalenka tem fortes hipóteses de saltar para a liderança do ranking nas WTA Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 13, 2024
sabalenka wuhan
Divulgação/Wuhan Open

A luta pelo primeiro lugar do ranking mundial feminino vai voltar a terminar somente nas WTA Finals. Iga Swiatek vai chegar a Riade na frente, mas viu a vantagem encolher até a uns meros 69 pontos, isto depois de Aryna Sabalenka ter conquistado o WTA 1000 de Wuhan pela terceira vez na carreira.

Quer isso dizer que Sabalenka tem a faca e o queijo na mão para poder regressar ao primeiro posto da hierarquia mundial feminina, especialmente tendo em conta que a polaca nem sequer depende de si. Pois bem, tendo em conta que Swiatek defende o título só com vitórias da época passada face a uma Sabalenka que perdeu uma vez na fase de grupos antes de perder nas meias-finais — 1500 pontos face a 625 –, quer isso dizer que as contas da bielorrussa são bastante simples.

Por exemplo, se Sabalenka ganhar os três encontros da fase de grupos, está logo automaticamente garantido que vai subir ao primeiro lugar do ranking WTA. Se chegar à final, mesmo com derrotas na fase de grupos, então também será o suficiente para recuperar o trono. Isto tudo sabendo que Swiatek está basicamente obrigada a repetir o título para poder sonhar com manter a liderança…

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt