This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Nuno Borges vira contra Henrique Rocha e segue para os ‘quartos’ em Bastad
Nuno Borges saiu por cima de um raríssimo duelo português a nível ATP — 14.º no total e só o quarto fora de Portugal — e carimbou o acesso aos quartos-de-final em Bastad. O número um nacional, 51.º do ranking mundial, entrou letárgico no encontro com Henrique Rocha (182.º), mas acabou por acordar a tempo e conseguir a reviravolta para continuar a sonhar na terra batida sueca.
A defrontar o campeão nacional absoluto, Borges venceu por 1-6, 6-4 e 6-0, num encontro em que se viu a perder por 6-1 e 2-0, numa altura em que estava com muitas dificuldades para sentir a bola e abrandar o ténis inspirado do jovem compatriota de 20 anos. Certo é que ligou a máquina nessa altura e virou mesmo para 4-2, antes de ter nova desconcentração que permitiu a Rocha chegar ao 4-4. Mais experiente no alto dos seus 27 anos, Borges agarrou o comando do encontro e forçou a terceira partida pouco depois.
Leia também:
- — Alcaraz: «Não sei qual é o meu limite, mas quero continuar a sonhar»
- — Djokovic e a falta de uma reação enérgica contra Alcaraz: «Duvido que me tivesse ajudado»
- — Ferrero ficou surpreendido com Djokovic: «Custou-lhe acompanhar o ritmo do Carlos»
No terceiro set, o primero jogo assumiu contornos absolutamente decisivos. Henrique Rocha soltou o braço e gerou cinco break points, mas Nuno Borges agarrou-se com unhas e dentes ao serviço. Saiu ileso e não perdoou para fazer o break em branco logo de seguida, fugindo de vez rumo à vitória. Assim, o maiato está nos terceiros ‘quartos’ da carreira e da temporada a nível ATP, depois de ceder nessa fase em Los Cabos e no Estoril Open.
Em busca das primeiras ‘meias’ da carreira, o adversário será o cazaque Timofey Skatov (223.º), qualifier que surpreendeu o neerlandês Tallon Griekspoor (27.º), com os parciais 1-6, 6-3 e 6-4. Será a terceira vez que se defrontam, com 1-1 no confronto direto: Skatov ganhou no Challenger de Kiev em 2021 e Borges vingou-se no Challenger de Liberec na temporada seguinte, com ambos os encontros em terra batida.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Nuno Borges
- Portugal