Sinner inédito no século XXI: primeiro campeão de Grand Slam de não jogou Majors juniores

Por José Morgado - Janeiro 29, 2024
sinner-ausss

Jannik Sinner, de 22 anos, conquistou este domingo o seu primeiro título de Grand Slam no Australian Open e entre muitas estatísticas interessantes há uma que se destaca. O italiano é o primeiro jogador do século XXI a ter chegado a este estatuto de vencedor de Major sem ter sido um júnior de topo — por falta de aposta –, nem ter sequer disputado um Grand Slam nesse escalão.

No século passado, era mais comum os jogadores não competirem nos juniores, mas nos últimos 30 anos essa tendência mudou por completo e todos os grandes campeões foram também bons jogadores de sub-18. Neste século, só três jogadoras chegaram a vencedoras de Majors sem passar pelos juniores: as irmãs Williams e Naomi Osaka.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com