Qual dos oito jogadores que vai a Londres é melhor a salvar pontos de break?

Por admin - Novembro 11, 2016

Antes do arranque das ATP World Tour Finals, as equipas técnicas dos oito jogadores que vão entrar em ação na prova têm o privilégio de ter à sua disposição todo um leque de estatísticas que permite analisar da melhor forma as caraterísticas de todos os oito melhores jogadores do Mundo.

Uma das mais interessantes é capacidade que cada jogador tem de salvar pontos de break, tanto com o primeiro, como com o segundo serviço e é ainda mais curioso verificar o quão diferentes são os protagonistas num caso… e no outro.

Sem surpresas, Milos Raonic é o jogador que maior percentagem de pontos de break salva com o seu poderoso primeiro serviço, de longe o mais temido e eficaz entre os oito jogadores presentes em Londres. Cilic é o segundo e Djokovic empata com Wawrinka no fecho do pódio. Gael Monfils é o único abaixo de 70%.

first-serve

O cenário é curiosamente bem diferente no segundo saque. Stan Wawrinka encabeça o lote, com 64% de break points salvos com o segundo serviço, mas o baixinho Kei Nishikori aparece logo atrás, com 61%. Conhecido por ter um segundo serviço atacável, Nishikori contraria essa ideia pré-concebida através desta estatística, pelo menos em situações sob pressão. Gael Monfils é também o pior nesta estatística.

second-serve