Swiatek explica como lida com a pressão: «Sinto-me muito mais velha do que a minha idade»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 6, 2023

Iga Swiatek pode ter apenas 22 anos, mas já vai tendo de gerir uma grande pressão. Não só se tornou na completa dominadora do circuito WTA no ano passado, como agora tem hipóteses de voltar ao topo caso conquiste as WTA Finals. Só lhe falta um triunfo sobre Jessica Pegula, na final, para ultrapassar Aryna Sabalenka.

“Quando me perguntam como sou capaz de lidar com o facto de ser uma das melhores do Mundo com apenas 22 anos, percebo que não posso responder porque é natural. Não conheço outro estilo de vida e quando sofro lembro-me a mim própria que estou a tornar realidade todos os meus sonhos e que vale a pena passar pelas dificuldades”, admitiu.

Leia também:

 

“Vivo num ambiente permanente de muita pressão, mas sou muito feliz assim. Honestamente, nunca pensei que pudesse chegar onde cheguei sendo tão jovem. Às vezes percebo que me sinto muito mais velha que a minha idade”, confessou.

Por outro lado, fugiu da hipótese de se tornar número um do Mundo em caso de triunfo. “Tenho claro para mim que será o encontro mais complicado de toda a semana. Não quero pensar em nada que vá além de preparar o encontro a nível tático e fazer tudo o que for certo para lá chegar da melhor maneira”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt