Jabeur vira (de novo) e repete final de Wimbledon um ano depois

Por José Morgado - Julho 13, 2023

Ons Jabeur continua a fazer história. A primeira mulher árabe a chegar ao top 10 mundial e a finais de torneios de Grand Slam qualificou-se esta quinta-feira para a final de Wimbledon pelo segundo ano consecutivo. É a terceira final de Majors para a tunisina de 29 anos nos últimos cinco torneios desta categoria, tendo assim uma nova oportunidade de erguer o seu primeiro troféu.

A jogadora norte-africana derrotou nas meias-finais desta quinta-feira a bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois do Mundo e favorita para este encontro — e para o título depois da eliminação de Iga Swiatek (1.ª) e Elena Rybakina (3.ª), por 6-7(5), 6-4 e 6-3, num encontro em que chegou a estar enterrada no marcador — e a perder por 2-4 no segundo set –, antes de dar a volta para vencer em três sets e de maneira incrível.

Segue-se uma final inédita em Majors diante de Marketa Vondrousova, também de regresso a uma final de Grand Slam após ter perdido a de Roland Garros 2019 com Ash Barty. O confronto direto entre as duas dá empate: 3-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com