Bia Haddad salva match point e conquista virada épica em Roland Garros

Por Bruno da Silva - Junho 3, 2023
bia haddad roland garros 2023
Divulgação/WTA

Vitória épica! Neste sábado (3), Bia Haddad (14ª da WTA) salvou match point e superou a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) a caminho das oitavas de final de Roland Garros 2023. A brasileira anotou 5-7, 6-4 e 7-5, em 2h51. Ela é a primeira brasileira esta fase do Aberto da França desde Patrícia Medrado em 1979.

O duelo teve mais de 100 erros não-forçados –  sendo 67 de Alexandrova, incluindo 12 duplas faltas – e 15 quebras, o que demonstra a irregularidade mostrada pelas duas tenistas em quadra. Bia Haddad começou a partida com pouco ritmo e errando muito, sem paciência para alongar os pontos e demonstrando certo nervosismo. A russa abriu rapidamente 5-1 e teve a chance de servir para o set, quando cometeu duas duplas faltas e abriu uma porta para a brasileira, que venceu quatro games consecutivas e empatou.

No 11º game, Bia Haddad chegou a ter um break point para tomar a dianteira do placar, mas não converteu e foi quebrada pela terceira vez na partida na sequência, perdendo por 7-5, em 53 minutos.

O segundo set foi equilibrado, muito por conta dos muitos erros dos dois lados. Bia Haddad teve metade de winners (4 a 8) e menos da metade de erros não-forçados (11 a 24). Além disso, seis break points foram oportunizados, três para cada. A brasileira desperdiçou uma quebra de vantagem duas vezes, mas, depois de conseguir outra quebra no nono game, confirmou o serviço na sequência para fechar a parcial: 6-4, em 52 minutos.

Na parcial decisiva, Bia Haddad começou dominando e abriu 4-1, com duas quebras de vantagem. Mesmo assim, permitiu a reação. Mesmo sem muita consistência, Alexandrova conseguiu se recuperar e também contou com erros da brasileira em maior quantidade, virando para 5-4.

Servindo para se manter na partida, Bia Haddad saiu de 30-0, mas teve que salvar um match point com muita coragem para continuar viva. Na sequência, aproveitou o embalo e conseguiu nova quebra. Sacando desta vez para o jogo, a brasileira não desperdiçou e assegurou mais uma vitória histórica.

Nas oitavas de final, Bia encara a espanhola Sara Sorribes Tormo (132ª da WTA), que contou com desistência da favorita Elena Rybakina, número 4 do mundo, para chegar à esta fase. As duas se enfrentaram quatro vezes até hoje, com duas vitórias para cada.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.