Borges e Cabral sem dúvidas: «Pedro Sousa merecia uma despedida melhor»

Por José Morgado - Abril 8, 2023

Nuno Borges e Francisco Cabral comentaram esta sexta-feira em conferência de imprensa a retirada de Pedro Sousa do ténis, que está iminente e que viveu um episódio relevante durante esta semana no seu último Estoril Open. Os dois tenistas que se apuraram para as meias-finais de pares acreditam que Sousa teria merecido um adeus ainda mais significativo no maior torneio português.

BORGES

O Pedro nos últimos tempos tem sido mais do que um amigo, um dos meus maiores parceiros de treino e desafios. Ajudou-me imenso nos últimos dois anos. Ganhei-lhe mas nunca me via como favorito contra ele. Sei que nesta altura não estava tão motivado, desceu no ranking e já com dois filhos sabíamos que mais ano, menos ano iria por as raquetas de lado e iniciar uma nova etapa. Mas treinei com ele na semana passada e acreditaria perfeitamente que ele pudesse continuar a jogar. Mas merece o seu descanso.

Foi repentino. Achei que ele merecia algo mais bem agendado e planeado. Não é que ele seja muito disso e provavelmente diria que não queria, mas acho que ele mereceria algo mais elaborado. Mas gostei de fazer parte desse momento.

CABRAL

Conheço o Pedro há mais anos ainda. Acompanhei de perto o que ele metia nos treinos e a felicidade de atingir o top 100. Na minha opinião poderia ter ido mais longe. Mais do que um jogador de ténis, ele é das melhores pessoas que conheci na minha vida. Temos uma relação excelente e estou meio emocionado porque temos uma relação diferente. Custa-me vê-lo a ir embora, mas o tempo de cada um é a própria pessoa que o decide. Foi bom acabar sem lesões.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt