Kvitova luta muito e marca 11.º duelo com Cirstea nas ‘meias’ de Miami

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 30, 2023

Quem diz que aos 32 anos não se pode quebrar limites pessoais? Petra Kvitova é a prova de que é mesmo possível, já que a checa alcançou algo que nunca tinha feito numa ilustre carreira e apurou-se para as meias-finais do WTA 1000 de Miami. A número 12 do Mundo teve de sofrer, mas nunca deixou de lutar e encontrou forma de contrariar Ekaterina Alexandrova (18.ª) na Flórida.

Kvitova triunfou com os parciais 6-4, 3-6 e 6-3, quebrando essa malapata que ia sempre resistindo em Miami. A duas vezes campeã de Wimbledon, antiga 2.ª do ranking WTA, até passou por momentos de aperto no terceiro set, com Alexandrova a ameaçar o break, tendo mesmo uma oportunidade no sétimo jogo. Mas não a concretizou e Kvitova castigou logo de seguida para quebrar ao oitavo e fechar a vitória no nono.

Assim, Kvitova segue para as meias-finais, onde vai medir forças com a romena Sorana Cirstea (74.ª), também de 32 anos. São tenistas que se conhecem extremamente bem, uma vez que já se defrontaram por dez vezes (6-4 para Petra), com esta a valer uma possível 41.ª final da carreira para Kvitova, ela que persegue o 30.º título.

Nota para o facto de a checa garantir que sobe para o 11.º lugar do ranking WTA, com o título a valer o regresso ao top 10.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt