O que tem de acontecer para Alcaraz tirar número um de Djokovic esta semana

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 27, 2023

Carlos Alcaraz ainda não sabe se estará apto para disputar o ATP 500 de Acapulco, mas a verdade é que, se for a jogo, tem possibilidades matemáticas de ultrapassar Novak Djokovic para voltar a assumir o posto de número um do Mundo. As contas seriam bem simples se tivesse conquistado o ATP 500 do Rio de Janeiro — ‘bastava’ fazer melhor do que Nole, que vai jogar o ATP 500 do Dubai –, mas as hipóteses mantêm-se.

Desde logo, há um ponto assente: Alcaraz está sempre obrigado a chegar à final no México. Tudo o que seja menos do que isso garante automaticamente que Djokovic continua na frente. Caso o espanhol perca no encontro decisivo em Acapulco, então precisa que Nole não chegue às meias-finais nos Emirados Árabes Unidos. Se Alcaraz vencer o título em Acapulco, Djokovic não pode ir à final. Caso vá à final e perca, conjugando com um título de Carlitos no México, então iria verificar-se um empate, que deixa Nole na frente pelos critérios de desempate.

Leia também:

 

No entanto, a grande dúvida prende-se mesmo com a hipótese de Alcaraz não ir a jogo em Acapulco, depois de se ressentir de um problema muscular durante a final do Rio Open, que viria a perder com Cameron Norrie.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt