Coco Gauff confessa que tenta imitar tudo aquilo que Serena Williams fez

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 2, 2023

Nos dias que correm, Coco Gauff já é uma das principais referências do ténis mundial feminino, ao ocupar o sexto lugar do ranking WTA. No entanto, não esquece aquele triunfo notável diante de Venus Williams em Wimbledon, com apenas 15 anos, bem como fala da admiração enorme que sente por Serena Williams.

SERENA COMO INSPIRAÇÃO

A minha referência sempre foi a Serena. Sempre tentei imitar tudo o que ela fazia. Inspirou-me muito a forma como ela competia. Não havia um encontro em que se rendesse, sem importar o resultado. Ver alguém que se parecia comigo e que era capaz de ser a melhor era totalmente inspirador. Além disso, o domínio que exerceu junto da Venus… Juntas mudaram o jogo e moldei alguns aspetos do meu ténis graças ao que elas faziam.

VITÓRIA SOBRE VENUS QUANDO TINHA 15 ANOS

Lembro-me que foi uma loucura. O facto de ter recebido um wild card para o qualifying já foi, por si, incrível. Foi no último minuto! Depois cheguei ao quadro principal e enfrentar a Venus Williams ainda era mais louco. Não pensei no que ia acontecer até estar na entrada para o court, quando vês as caras dos grandes campeões. Estava a viver um sonho. Foi ali que me dei conta de que sim, ia acontecer. Durante o encontro não olhei para o marcador em nenhum momento. Não quero pensar que tinha pela frente a Venus Williams, queria enfrentá-la como se ela fosse uma desconhecida. No match point foi quando percebi que ia ganhar à Venus Williams. Quando a cumprimentei tinha a mão a tremer.

OBJETIVOS PARA 2023

O meu objetivo é melhorar constantemente. Quando ficas tão perto de um Grand Slam, isso só fazer que o desejes ainda mais, por saberes que és capaz. Tento trabalhar tudo o que for possível, confiar em mim mesma, no meu ténis, na minha equipa, e espero que as coisas continuem assim.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt