Quase metade dos pontos de Sabalenka no Australian Open… foram winners

Por José Morgado - Janeiro 28, 2023

Há muitos dados que mostram o quão impressionante foi a caminhada de Aryna Sabalenka para o título no Australian Open 2023, mas entre todos… é justo dizer que um se destaca. A bielorrussa, campeã em Melbourne, disparou uns impressionantes 247 winners ao longo de sete encontros a caminho do troféu na Austrália, uma impressionante percentagem de 47,1 por cento dos pontos que venceu durante esta competição. Na final, por exemplo, foram 51 winners e 46 por cento!

Num encontro que foi a perfeita definição de ‘first strike tennis’, com as duas jogadoras em busca do winner a cada pancada, a possante bielorrussa, atual número cinco mundial (será segunda atrás de Iga Swiatek na segunda-feira) derrotou a cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon e que fará a sua estreia no top 10 WTA depois deste torneio, por 4-6, 6-3 e 6-4, numa final fantástica de 2h25, em que o número de winners (83) superou largamente o de erros não-forçados (53).

Leia também:

– Sabalenka vence final fantástica e conquista primeiro Slam no Australian Open
[VÍDEO] O (e as lágrimas) que confirmaram o primeiro Grand Slam de carreira de Sabalenka

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com