Rafael Nadal e Iga Swiatek são distinguidos como campeões do Mundo da ITF

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 15, 2022

Rafael Nadal Iga Swiatek foram distinguidos pela ITF (Federação Internacional de Ténis) como os campeões do Mundo de 2022. A ‘culpa’ é do facto de ambos terem conquistado dois títulos do Grand Slam cada um em 2022, sendo que para a polaca este troféu é uma estreia, enquanto o espanhol o vence pela quinta vez, a primeira desde 2019.

Nadal fechou a época com os títulos do Australian Open e Roland Garros, além de também ter ganho no 250 de Melbourne e no 500 de Acapulco, com 39 triunfos e oito derrota, com 22-1 em Majors. Tudo isto lhe valeu o segundo lugar do ranking ATP, isto num ano novamente com vários lesões.

“Estou muito feliz por ser nomeado campeão mundial da ITF pela quinta vez. Quando ganhei o prémio pela primeira vez em 2008, não esperava ainda estar jogando em um nível tão alto 14 anos depois. Foi muito especial vencer o Australian Open pela segunda vez e, claro, ganhar Roland Garros. Estou muito grato pelo apoio da minha equipa e dos meus fãs em todo o mundo e já estou ansioso pela temporada de 2023”, afirmou Nadal.

Por seu turno, Swiatek dominou o circuito WTA em 2022, com oito títulos, 67 vitórias, nove derrotas e a liderança absoluta do ranking WTA. “Este foi um grande ano para mim, e prémios tão significativos mostram até onde cheguei. Não teria acontecido sem a minha equipa, a minha família e os meus fãs da Polónia e de todo o mundo. Considerem o nosso prémio conjunto pelas incríveis aventuras no court este ano”, destacou a polaca.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt