O que está em jogo no ranking ATP para Djokovic, Fritz, Ruud e Rublev nas ATP Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 19, 2022

Novak Djokovic contra Taylor Fritz Casper Ruud diante de Andrey Rublev. Eis as meias-finais das ATP Finals de 2022, um torneio que tem surpreendido e que pode coroar um novo campeão… se o sérvio não conseguir igualar o recorde de Roger Federer com seis títulos. Mas o que está em jogo para os quatro nestas meias-finais em termos de ranking? Aqui deixamos os cenários para cada um.

Novak Djokovic – O sérvio chegar à final e Rublev ficar pelas ‘meias’, então está automaticamente garantido um salto para o quinto lugar. Se defrontar Rublev na final, fica em sexto em caso de derrota ou em quinto se conquistar o troféu.

Taylor Fritz – O norte-americano só consegue melhorar o seu 9.º lugar se conquistar o título. Se ganhar na final a Rublev, sobe ao 6.º lugar. Se for contra Ruud, então garante uma entrada inédita no top 5, diretamente para a 5.ª posição.

Andrey Rublev – Se chegar à final e Djokovic ficar pelo caminho nas ‘meias’, o 5.º posto está assegurado. Se for à final contra Djokovic, uma derrota vale o 6.º posto e o triunfo o salto para o 5.º. Se perder nas ‘meias’ e Djokovic chegar à final, desce para o 8.º lugar.

Casper Ruud – Não pode ser ultrapassado no 4.º lugar, sendo que o acesso à final vale o salto para o 3.º posto, enquanto o título lhe devolve a 2.ª posição.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt