Henman inova e escolhe o GOAT das estatísticas e o GOAT da popularidade

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 25, 2021
federer-djokovic
Foto: EPA/WILL OLIVER

Voltamos ao debate sobre quem é o melhor de todos os tempos. Mas voltamos porque Tim Henman inovou na resposta que deu quando foi questionado sobre o GOAT. Ora, para o antigo tenista inglês há duas respostas possíveis. Ou melhor, é possível encontrar dois GOATs diferentes, como o próprio britânico explicou.

“Há pessoas que elegem o GOAT por estatísticas e outras por talento e valores. Se nos basearmos nas estatísticas, em semanas como número um do mundo, número de títulos importantes e outros dados, não há dúvidas de que Novak Djokovic vai ganhar esse debate. Por outro lado, se falamos de impacto e popularidade, não há dúvidas de que Roger Federer será o vencedor. O suíço é o tenista mais popular que o ténis teve na história”considerou Henman.

Certo é que o britânico acredita que um eventual título no US Open coloca Djokovic mesmo noutro patamar. “Se Djokovic consegue ganhar o US Open e supera Federer e Nadal em títulos do Grand Slam seria incrível. Não nos podemos esquecer que se o conseguir ganha os quatro Grand Slams no mesmo ano. Isso leva Djokovic a um nível diferente. Não haveria dúvidas de que seria o melhor jogador de todos os tempos. Federer teve a sua oportunidade em inúmeras ocasiões, mas teve sempre pela frente Rafael Nadal em Roland Garros”, lembrou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt