Nadal fica a três finais de Grand Slam de Federer e a um encontro de igualar os títulos

Por José Morgado - Outubro 9, 2020
fedal

Rafael Nadal, de 34 anos, qualificou-se esta sexta-feira para a final de Roland Garros pela 13.ª vez na sua carreira e vai à procura de igualar no domingo o recorde de Roger Federer, que desde 2009 lidera isolado a lista dos tenistas com mais Grand Slams de singulares masculinos na história do ténis, atualmente com 20. O suíço, ausente da competição devido a lesão no joelho direito, assistirá do sofá à primeira tentativa do seu amigo igualar o seu número de títulos Major.

O espanhol nunca esteve tão perto: depois de somar o 19.º Grand Slam no US Open 2019, Nadal jogou apenas o Australian Open, no início deste ano, e perdeu nos quartos-de-final diante de Dominic Thiem. Agora, está a apenas uma vitória e num torneio em que nunca perdeu qualquer final.

Em termos de finais de Grand Slam, Nadal soma agora 28 e está a três de Federer, que nesse aspeto mantém uma vantagem um pouco maior. O suíço também é o jogador da história com mais meias-finais e quartos-de-final de Grand Slams em singulares masculinos.

AS FINAIS DE GRAND SLAM DE NADAL

Australian Open, 5

Roland Garros, 13

Wimbledon, 5

US Open, 5

MAIS FINAIS DE GRAND SLAM

Roger Federer, 31

Rafael Nadal, 28

Novak Djokovic, 26*

(*antes da meia-final com Tsitsipas)

MAIS TÍTULOS DE GRAND SLAM

Roger Federer, 20

Rafael Nadal, 19

Novak Djokovic, 17

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt