Opinião: as cinco grandes questões para a temporada de 2020

Por José Morgado - Janeiro 2, 2020
Fedal

Não é preciso esperar mais: a temporada de 2020 arranca esta sexta-feira na Austrália (final da noite de quinta-feira em Portugal e no Brasil) com o início da primeira edição da ATP Cup e este ano bissexto promete e muito no que diz respeito ao topo do ténis mundial. Para quem é fanático por ténis — como nós somos aqui no Bola Amarela — os pontos de interesse são muitos e vamos (tentar) elencar os cinco que consideramos mais relevantes…

1. FEDERER vs. NADAL: quem acaba o ano com mais Grand Slams?

É inevitável que este seja o primeiro ponto de interesse da nossa lista. Depois de uma temporada de 2019 em que Rafael Nadal venceu dois títulos de Grand Slam — Roland Garros e US Open — e Roger Federer nenhum (ficou a um ponto em Wimbledon), o espanhol de 33 anos entra na nova época a apenas um título do recorde do seu amigo suíço. O tenista de 38 anos ainda tem a vantagem de 20 contra 19 e mostrou em 2019 que ainda pode lutar pelos grandes troféus, mas o Australian Open será já uma primeira chances para Nadal atacar o recorde de 20 Majors do helvético. Conseguirá fazê-lo ou será que Federer vai esticar a vantagem?

2. DJOKOVIC: que versão teremos?

Os últimos anos da carreira de Novak Djokovic têm sido… interessantes. Dominou como poucos na história entre 2015 e 2016, quebrou em 2017 — saindo até do top 20 — mas voltou de forma triunfal nas últimas duas épocas, ganhando quatro dos oito últimos títulos de Grand Slam. Nadal foi mais sólido e ‘roubou-lhe’ o número um mundial no final de 2019, mas o sérvio tem como grande objetivo recuperá-lo, até porque está cada vez mais perto desse recorde de Roger Federer. E o dos Grand Slams (tem 16) não está assim tão longe para quem tem menos seis anos do que o suíço e também é mais novo do que Nadal.

3. NEXT GEN: é este ano?

A nova geração do ténis mundial tem dado inúmeras provas de qualidade: títulos de Masters 1000, conquista das ATP Finals, boas vitórias nos grandes palcos, mas títulos de Grand Slam… zero. Dominic Thiem, já com 26 anos, e Daniil Medvedev, de 23, foram quem esteve mais perto, mas a dúvida para 2020 é se algum deles irá dar o passo que falta…

4. SERENA WILLIAMS e o peso do recorde

Aos 38 anos, Serena Williams continua à procura de voltar aos títulos do Grand Slam, que lhe fogem desde que foi mãe, em 2017, mas que têm andado perto de cair para o seu lado. A norte-americana perdeu (de forma clara) as suas últimas quatro finais em torneios de Grand Slam, mas tem andado à porta da história e 2020 poderá muito bem ser o último ano em que tem chances reais de vencer o(s) major(s) que lhe falta(m) para igualar e/ou ultrapassar o recorde da australiana Margaret Court. Williams tem 23, Court 24.

5. Circuito feminino ao RUBRO

Como sempre, há dezenas de tenistas que podem lutar pelos grandes títulos femininos em 2020. Bianca Andreescu e Naomi Osaka, duas jovens campeãs de Grand Slam, querem ser as dominadoras do circuito nos próximos anos, mas Ash Barty, ligeiramente mais velha, é que é a número um do Mundo. E depois há as mais experientes Simona Halep, Karolina Pliskova, Elina Svitolina e Petra Kvitova. E a regressada Kim Clijsters. E Maria Sharapova, que não desiste. São tudo histórias e figuras para acompanhar com atenção…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt