Gastão Elias vence na estreia e marca duelo com João Domingues em Guayaquil

O challenger de Guayaquil, no Equador, vai contar com mais um duelo cem por cento português. Gastão Elias, número três nacional e 127.º do ranking ATP, carimbou esta terça-feira à noite o passaporte para os oitavos de final da prova sul-americana, dotada de 50 mil dólares em prémios monetários, e terá agora pela frente, já esta quarta-feira, o compatriota João Domingues.

A defender o estatuto de sexto cabeça de série da competição, Elias bateu na estreia o eslovaco Jozef Kovalik, 161.º classificado ATP e recente finalista do challenger de Lima, no Peru, e triunfou pelos parciais de 6-4 e 7-6(5), em 1h48. Elias apresentou-se mais agressivo de fundo do court e também mais consistente nos momentos importantes, num encontro marcado por longas trocas de bola.

Esta é a primeira vitória do português frente ao eslovaco em cinco encontros, depois de este ano Kovalik ter saído por cima, sempre em três partidas, no evento ATP 250 de Chennai, na Índia, e na fase de qualificação do torneio de Kitzbühel, na Áustria, igualmente de nível 250 do ATP World Tour.

Nos oitavos de final, Gastão Elias, campeão da prova em 2015, vai medir forças com Domingues, número 172 do Mundo, que na jornada de hoje ultrapassou na ronda inaugural o também português Gonçalo Oliveira, 212.º colocado, por 3-6, 6-2 e 6-3, numa batalha de 2h13 de duração.

Fotografia: Copa San Cristóbal