Zverev bate Sinner e batalha épica e marca duelo com Alcaraz

Por José Morgado - Setembro 5, 2023

Que encontro! Que batalha! Que loucura! Alexander Zverev, campeão olímpico e antigo top 3 mundial, voltou esta segunda-feira ao final da noite a mostrar que há que contar com ele para os grandes títulos e venceu o melhor encontro da edição de 2023 do US Open para se qualificar para os quartos-de-final do US Open pela terceira vez nos últimos quatro anos — e em 2022 não pôde competir porque estava lesionado. O alemão, recorde-se, foi finalista em 2020 (esteve a dois pontos do título) e semifinalista em 2021.

Zverev derrotou nos oitavos-de-final e numa memorável sessão noturna o italiano Jannik Sinner, número seis do Mundo, de 21 anos, por 6-4, 3-6, 6-2, 4-6, 6-3, num duelo memorável e de contornos épicos, resolvido ao cabo de 4 horas e 40 minutos (foi o encontro mais longo desta edição do US Open!) e que terminou já perto das duas da manhã em Nova Iorque. Houve pontos espetaculares, alterações de ascendente e os dois tenistas com vários momentos de verdadeira falência física num duelo que foi disputado debaixo de 30 graus e quase 80 por cento de humidade. Uma brutalidade…

Zverev marca encontro com Carlos Alcaraz nos quartos-de-final (até lidera o confronto direto por 3-2, 1-0 em Grand Slams), ao passo que Sinner volta a perder um quinto set de perfil elevado num torneio de Grand Slam. Já tinha sido assim o ano passado aqui no US Open e em Wimbledon, mas também este ano no Australian Open e em Roland Garros.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt