Zheng surpreende Swiatek em Paris e está na final dos Jogos Olímpicos

Por José Morgado - Agosto 1, 2024
zhenggg

Zheng Qinwen, número oito do Mundo, alcançou esta quinta-feira a maior vitória da sua carreira para se qualificar para a final dos Jogos Olímpicos de Paris. A chinesa de 22 anos cometeu a proeza de derrotar nada mais, nada menos do que Iga Swiatek, a número um do Mundo e quatro vezes campeã de Roland Garros nos últimos cinco anos, precisamente no palco do Grand Slam francês, onde a polaca não perdia desde 2021.

A chinesa, que no início foi ano foi vice-campeã do Australian Open, derrotou Swiatek, a grande favorita ao ouro, por 6-2 e 7-5, depois de sair de uma desvantagem de 0-4 no segundo set. A polaca foi dominada no primeiro set, parecia bem encaminhada para a recuperação no segundo mas voltou a perder completamente o confronto do encontro diante de uma rival que costuma dar-lhe trabalho mas que nunca a tinha derrotado. Zheng quebrou a série de 25 vitórias seguidas de Swiatek no completo de Roland Garros — um feito notável!

Na final de sábado, Zheng vai medir forças com a vencedora do encontro entre a croata Donna Vekic e a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova. Swiatek defronta quem perder pelo bronze, já esta sexta-feira…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com