Wu salva quatro match points, aguenta 44 ases e faz história em Dallas com primeiro título chinês

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 12, 2023

In-crí-vel. Yibing Wu completou um autêntico conto de fadas, ao conquistar o ATP 250 de Dallas, garantindo o primeiro título masculino na história do ténis chinês. Mas foi preciso uma enorme quantidade de drama para que o antigo número um do Mundo de juniores erguesse o troféu, já que gastou quase três horas, enfrentou 44 ases (!) e salvou quatro match points num duelo impróprio para cardíacos com John Isner.

O número 97 do Mundo resistiu com os parciais 6-7(4), 7-6(3) e 7-6(12), num encontro em que breaks… nem vê-los! Isner teve três oportunidades, uma delas como match point, enquanto Wu beneficiou de duas, mas ninguém conseguiu aproveitar essas poucas chances. Foi, por isso, necessário resolver as contas nos tie-breaks. Os dois primeiros nem tiveram muita história, mas o terceiro foi de cortar a respiração, com Wu a fechar ao quinto match point depois de salvar mais três.

Desta forma, Wu inscreve o seu nome ainda mais na história do ténis chinês, com este título inédito, depois de um início de carreira marcado por muitas lesões, na sequência dessa chegada ao topo no circuito júnior. Agora, vai entrar no top 60, diretamente para a 58.ª posição e com muitas razões para sonhar aos 23 anos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt