Wimbledon um passo à frente: torneio tem seguro contra pandemias

Por José Morgado - Março 31, 2020
wimbledon

O torneio de Wimbledon, o mais antigo e prestigiado evento tenístico do Mundo, deverá anunciar esta quarta-feira o seu primeiro cancelamento desde a Segunda Guerra Mundial. O torneio inglês tinha inicialmente a intenção de adiar a decisão sobre os ‘Championships’ para finais de abril, mas a emergente situação sanitária do país (e do Mundo) exige uma resposta mais rápida.

No entanto, segundo avança esta terça-feira o jornal argentino ‘La Nacion’, Wimbledon é o único torneio do Mundo com… um seguro contra pandemias. Atualmente, os grandes eventos mundiais podem proteger-se com quatro seguros: ciber-ataques, revoltas sociais, alterações climáticas e pandemias, sendo que o All England Club está protegido para tudo isto.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1242878369227833346

Assim, boa parte do prejuízo de um eventual cancelamento de Wimbledon será sempre recuperado, tanto pelo clube que organiza, como pela Federação Britânica de Ténis (LTA), que anualmente recebe 50 milhões de euros da competição, valores fundamentais no desenvolvimento da modalidade no Reino Unido.

Wimbledon está agendado para de 29 de junho a 12 de julho e é pouco provável que tente adiar a sua data, tendo em conta que a incerteza para os meses seguintes é grande e o torneio inglês não pode ser disputado muito tempo depois por causa das caraterísticas especiais da relva. Jogar-se à porta fechada está fora de questão.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt