Wimbledon pensa em colocar relva artificial no All England Club

Por José Morgado - Julho 22, 2018

É uma novidade que pode revolucionar o torneio de Wimbledon: o All England Club está a fazer testes e investimentos no sentido de aumentar a durabilidade da relva, que chega sempre muito mal tratada ao fim das suas semanas de torneio. Uma das soluções estudadas é a utilização de relva artificial numa pequena percentagem, à semelhança do que acontece noutras modalidades.

“Há modalidades que utilizam 3% ou 5% por cento de relva artificial, como futebol ou o râguebi. O caminho do ténis também passa por aí. Utilizar só relva artificial não é a solução ideal, mas temos de perceber qual a percentagem de relva artificial necessária para permitir que os courts de Wimbledon durem mais tempo”, disparou o antigo tenista Tim Henman, que garantiu que a colocação de relva não natural está a ser estudada pelo All England Club.

O torneio de Wimbledon é o único que conta apenas com três (por vezes um máximo de quatro) encontros por dia nos dois principais courts, precisamente para que estes cheguem em condições aos últimos dias de prova…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt