Wimbledon dispara prize money para valor recorde acima de 50 milhões de euros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 14, 2023
. The Championships 2019. Held at The All England Lawn Tennis Club, Wimbledon. {year4}{month0}{day0}. Credit: AELTC/Simon Bruty

Nunca se distribuiu tanto dinheiro no torneio de Wimbledon como será feito em 2023. A organização do terceiro Grand Slam da temporada anunciou um valor recorde de 44,7 milhões de libras, o que diz respeito a cerca de 52,3 milhões de euros, o que significa um aumento de 11 por cento face ao último ano. E se olharmos para o que se praticava antes da pandemia, o crescimento é de 17 por cento.

Os campeões de singulares vão levar para casa 2,7 milhões de euros cada, ao nível do que aconteceu em 2019, sendo que as principais fontes de aumento de prize money estão no qualifying e na primeira ronda. Na fase prévia, há um aumento de 14,5%, ao passo que quem perde na ronda inaugural ganha mais 10%, passando a garantir 64 mil euros.

O total de prémios monetários no torneio de Wimbledon deste ano terá um aumento de mais de 11%, com os vencedores de singulares femininos e masculinos a receberem cada 2,35 milhões de libras (2,7 milhões de euros).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt