Wawrinka tem dúvidas sobre regresso de Federer, rende-se a Nadal e confia na ‘recuperação’ de Djokovic

Por José Morgado - Março 3, 2022
federer-wawrinka

Stan Wawrinka, afastado da competição há mais de um ano devido a uma lesão no tendão de Aquiles, confessou esta quinta-feira ter dúvidas se o amigo e compatriota Roger Federer irá conseguir recuperar dos problemas no joelho direito e dar continuidade à carreira, interrompida (outra vez) na segunda metade de 2021.

“É simplesmente impossível neste momento saber se ele vai voltar a jogar”, afirmou o dono de três Grand Slam ao diário francês ‘L’Équipe’. “Pelo que ele diz e tem mostrado, dá para ver que será uma longa jornada até que ele consiga retomar os treinos intensivos. É preciso ver se ainda há aquela chama interna para que ele possa dar tudo e atingir os seus limites”.

A tentar regressar à competição na terra batida europeia, Wawrinka falou ainda do atual momento de Rafael Nadal e de Novak Djokovic. “Não é possível comparar Nadal com qualquer outro jogador. Ficou de fora do circuito por vários meses e retomou a carreira ao mais alto nível. É certo que ele já fez isso algumas vezes, mas na sua idade – 35 anos -, atingir este nível é excecional”.

Wawrinka foi ainda cauteloso no que diz respeito à situação de Novak Djokovic. “Ele está à procura de soluções para seguir com a carreira. A polémica na Austrália foi dura para ele, com certeza, mas o Novak é um grande campeão e soube sempre superar os obstáculos que enfrentou. Vai voltar ao melhor nível”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com