Wawrinka é o primeiro nos ‘quartos’ de Roterdão, Rune volta ao trilho das vitórias

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 15, 2023

Ainda há encontros para resolver na primeira ronda do ATP 500 de Roterdão, mas Stan Wawrinka está cheio de pressa e já se apurou para os quartos-de-final nos Países Baixos. O veterano de 37 anos, atualmente no 130.º posto do ranking mundial, voltou a mostrar que pode causar estragos em 2023 e assinou uma excelente exibição para vencer um duelo de esquerdas a uma mão com Richard Gasquet (45.º).

Wawrinka rubricou ténis de grande nível para vencer com os parciais 6-3 e 6-3, isto num encontro em que nem sequer permitiu a Gasquet ter um único ponto de break. Além da eficácia no serviço, Stan foi dando flashbacks do nível que o levou a conquistar três Grand Slams, em particular com uma série de winners fulminantes com a esquerda. O suíço é o primeiro nos quartos-de-final e espera agora por… Stefanos Tsitsipas ou Jannik Sinner, sendo que está a uma vitória de voltar ao top 100 mais de um ano depois.

Quem regressou ao trilho das vitórias depois de uma derrota algo surpreendente foi Holger Rune. Eliminado nos ‘quartos’ de Montpellier por Maxime Cressy, o número nove do Mundo ultrapassou o ténis habilidoso de Constant Lestienne (54.º), com o resultado final a mostrar 6-4 e 6-4. Segue-se o neerlandês Gijs Brouwer (160.º).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt