Wang e Yuan fazem em Austin o que já não se via desde… o Estoril Open 2006

Por José Morgado - Março 3, 2024
wang

O WTA 250 de Austin vai ter campeã chinesa! Wang Xiyu, 64.ª do ranking e sexta cabeça de série, surpreendeu a ucraniana Anhelina Kalinina (35.ª WTA), por 6-3 e 7-6(4), em 1h46 de, e vai defrontar na final de domingo a compatrio Yue Yuan, 68.ª do Mundo e oitava pré-inscrita, que dominou amplamente a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, ex-número 26 do ranking, dona de três títulos de WTA e atual 76.ª, por 6-0 e 6-3.

Esta final ter a particularidade de ser apenas a quarta entre duas chinesas no circuito WTA, mas a segunda fora da China. A outra? Foi no Estoril Open em 2006, quando Zheng Jie derrotou Li Na.

Esta será a segunda final da carreira de Wang, 22 anos, que foi campeã em Guangzhou no ano passado. Yuan por sua vez está atrás de um título inédito. Aos 25 anos, Yue tinha jogado apenas uma final, em Seul 2023.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt