Vesely: «Se pensava que poderia ganhar ao Novak? Honestamente… não!»
Jiri Vesely é o rapaz de quem toda a gente fala desde quarta-feira a meio da tarde. O jovem checo de 22 anos, antigo número um mundial de juniores, alcançou na segunda ronda de Monte Carlo um dos feitos mais difíceis do ténis atual, ao derrotar Novak Djokovic, número um mundial. Um triunfo que surpreendeu toda a gente, inclusive… o próprio jogador.
“Honestamente não pensava que pudesse derrotar o Novak. Depois do encontro da primeira ronda, em que virei após estar a perder por 3-6, 3-5 [frente a Teymuraz Gabashvili] pensei apenas que seria bom desfrutar do encontro com o número um do Mundo. Quando entrei em court pensei ‘vá lá, ganha o primeiro jogo, não pode ser 6-0 e 6-0’. Mas depois senti-me mais confiante e vi que ele não estava numa forma perfeita”, confessou o checo após o encontro.
O checo admite que houve nervos e emoções naturais no terceiro set. “Quando me vi a ganhar por 3-1 algumas emoções apareceram, o que penso ser natural. Comecei a pensar demasiado mas tentei jogar bola a bola, ponto a ponto e no final estava muito focado e controlei muito bem as emoções”.
Com apenas uma vitória somada até ao início da época de terra batida, Vesely explica o que mudou desde a semana passada, em Marraquexe, onde chegou às meias-finais. “O início de época foi mau, perdi muitos jogos, perdi confiança, mas depois da semana pensada comecei a melhorar, a subir de confiança e isso ajudou-me bastante.”