Luca van Assche garante um salto para o 110.º posto, ficando à porta do top 100, barreira que cada vez mais parece ser só uma questão de tempo até ser ultrapassada. Assim, continua a dar novas esperanças ao ténis francês, juntamente com o seu amigo Arthur Fils, também de 18 anos, que vai ficar exatamente um lugar atrás de si na tabela.
Van Assche faz história aos 18 anos na final mais longa de sempre (!) em Challengers
Uma autêntica brutalidade. Luca van Assche fez história no circuito Challenger, ao conquistar em Pau o seu segundo título da carreira neste circuito secundário, tendo apenas 18 anos. Só isso já é notável — o outro troféu foi na Maia –, mas a questão é que a promessa do ténis francês, atualmente no 149.º posto do ranking ATP, fê-lo ao triunfar na final mais longa da história dos Challengers!
Van Assche superou o compatriota Ugo Humbert (89.º e antigo top 25), com os duríssimos parciais 7-6(5), 4-6 e 7-6(6), ao cabo de umas inacreditáveis 3h56! O francês salvou dois championship points durante o terceiro set, antes de finalmente resistir para somar um triunfo brutal que ficará cravado na história.