Tsonga sem dúvidas: «Se Nadal jogar em Roland Garros é ele o favorito»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 2, 2023

Com Roland Garros a aproximar-se rapidamente, continuam as dúvidas sobre de que forma é que Rafael Nadal vai lá chegar. E se é que vai chegar de todo. Por isso mesmo, os exercícios de antevisão do segundo Grand Slam da temporada tornam-se mais complicados, embora Jo-Wilfried Tsonga não tenha dúvidas quando é questionado sobre quem poderá ser o favorito para vencer o troféu no Court Philippe Chatrier.

“Reconheço que Alcaraz está a jogar muito bem. E é preciso ver se Nadal vai estar presente ou não. Porque, para mim, o favorito é Alcaraz se Nadal não jogar. Mas se Nadal jogar em Roland Garros é ele o favorito. E ainda temos Djokovic, claro, que continua a ser potencialmente o melhor jogador de todos os tempos”, confessou o veterano francês, agora retirado, ao Tennis Actu.

Agora com 38 anos, Tsonga foi questionado sobre um possível regresso ao ténis e a resposta foi bastante clara. “No melhor dos mundos diria a mim mesmo ‘vamos para mais dois anos, estou bem fisicamente, a academia funciona perfeitamente, vou voltar’. Adorava voltar ao ténis, mas isso não é realista. Parei porque fisicamente está a forçar a máquina. Estava a começar a hipotecar os anos de vida que me restam. Quero desfrutar dos meus filhos, correr com eles e as minhas articulações estavam a ficar muito afetadas”, resumiu.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt