Tsonga: «Gostava de ver Sinner e Alcaraz competirem na minha geração»

Por José Morgado - Outubro 20, 2025
tsonga

Jo-Wilfried Tsonga concedeu uma entrevista ao meio francês UniverseTennis onde abordou vários temas da atualidade tenística. Questionado sobre o domínio atual de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, o antigo top 10 mundial foi direto: “Por agora, estão apenas os dois. Gostava de os ter visto na minha época, a enfrentarem Del Potro na terceira ronda, Murray nos oitavos, Djokovic nos quartos, Federer nas meias-finais e Nadal na final”, afirmou.

Com estas palavras, o francês destacou o nível de exigência extremo que os jogadores da sua geração enfrentavam há pouco mais de uma década, quando o circuito era dominado por uma constelação de campeões. Tsonga, que chegou a derrotar Federer, Nadal e Djokovic ao longo da carreira, recordou assim um período em que o topo do ténis mundial estava mais concentrado e vencer um grande título era uma verdadeira maratona de talento e resistência.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com