Tsitsipas vira duelo cartaz contra Thiem e avança para a terceira ronda em Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 29, 2023
Bruno Alencastro

Stefanos Tsitsipas tinha a traiçoeira tarefa de enfrentar Dominic Thiem, um tenista muito imprevisível nos dias que correm, mas que entrava no duelo da segunda ronda do Masters 1000 de Madrid a saber que chegou à final deste torneio já por duas vezes na carreira. E o embate foi, de facto, exigente, já que o grego precisou de se aplicar para derrotar o antigo top 3 e agora número 93 do Mundo.

Tsitsipas, também ele um antigo vice-campeão em Madrid, resistiu com os parciais 3-6, 6-1 e 7-6(5), com a força mental a ser determinante. O austríaco foi eficaz na única vez que teve break points em todo o encontro, algo que aconteceu logo no quarto jogo, e o grego não conseguiu desferir o golpe de volta na altura. Assim se fechou o primeiro set de forma promissora para Thiem, mas a história ia mudar.

O número cinco do Mundo elevou o nível de forma estratosférica no serviço, ao ponto de ter estado mais de 1h15 sem falhar primeiros serviços. Isso incluiu todo o segundo set e parte do terceiro, sendo que Thiem baixou o nível na segunda partida. O terceiro parcial já foi bem mais apertado, com o austríaco a sair de várias situações complicadas — incluindo cinco pontos de break a 5-5 –, até que Tsitsipas aproveitou o mínimo detalhe para fazer a diferença e escapar ileso num tie-break em que até esteve a perder por 3-1.

Assim, Tsitsipas segue para a terceira ronda, na qual vai defrontar Sebastian Baez, enquanto Thiem, mesmo com mais bons sinais, somou a sua décima derrota consecutiva diante de um tenista do top 10.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt