Tsitsipas explica um aspeto chave do seu jogo: «É uma tática que sei que posso utilizar»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 17, 2022

Stefanos Tsitsipas ultrapassou uma épica batalha com Daniil Medvedev para eliminar o russo e manter-se vivo na luta por um lugar nas meias-finais das ATP Finals. O grego ‘só’ precisa de derrotar Andrey Rublev para sobreviver à fase de grupos, sendo que destacou o que fez a diferença diante do russo, num duelo em que até desperdiçou três match points antes de virar de break abaixo no terceiro set.

SERVIÇO E VÓLEI EFICAZES

Melhorei muito o meu serviço nos últimos anos. É a grande razão pela qual posso ir muito mais vezes à rede e com mais confiança. No passado era diferente, especialmente quando o encontro ficava mais longo. Também melhorei o vólei. Simplifiquei o gesto, fazendo-o de maneira mais ligeira, sem mover demasiado a raquete. Ajudou-me a ser mais consistente e a colocar a bola com mais precisão.

TÁTICA DIFERENTE

O serve and volley é uma tática que sei que posso utilizar no meu arsenal de estratégias. Vou usando cada vez mais, até mesmo em terra batida. Desde há uns dois ou três anos que é algo que venho fazendo mais. Trabalho dia-a-dia para poder aplicar esta tática no meu jogo com o objetivo de incomodar o adversário, fazê-lo pensar mais e para não o deixar sempre confortável.

FORTALEZA MENTAL APÓS SALVAR MATCH POINTS

Durante toda a minha vida tenho enfrentado situações assim, desde que era pequeno. Nunca é agradável desperdiçar hipóteses de fechar um encontro, mas é preciso fazer um reset. A mente deve manter-se alheia a isto e entender que começa um novo set, deixando o anterior para trás.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt