Tsitsipas apaga Espanha do ATP 500 de Barcelona e avança para os ‘quartos’

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 18, 2024
tsitsipas

Aí vão oito vitórias consecutivas para Stefanos Tsitsipas! O número sete do ranking ATP até nem apresentou o seu melhor nível em boa parte do encontro com Roberto Carballes Baena (72.º), mas acabou mesmo por encontrar o caminho para chegar aos quartos-de-final do ATP 500 de Barcelona. Tudo isto ao mesmo tempo que eliminou o último resistente da armada espanhola na Catalunha.

O quinto cabeça-de-série, três vezes finalista do Conde de Godó, resolveu a questão com os parciais 7-5 e 6-3, num duelo que se tornou traiçoeiro várias vezes. Basta ver que Carballes foi o primeiro a fazer o break, isto depois de salvar quatro pontos de break logo a abrir, mas Tsitsipas respondeu de imediato para fazer o 3-3. Sem nunca se conseguir soltar completamente das amarras, o helénico lá aproveitou uma quebra de concentração de Carballes no décimo segundo jogo para fazer a diferença e adiantar-se no marcador.

Leia também:

 

Já no segundo set, o espanhol teve quatro oportunidades para fazer o break de entrada, mas aí foi a vez de Tsitsipas resistir. A diferença foi feita no sexto jogo, mas o recém-coroado campeão de Monte-Carlo ainda teve de se aprumar para afastar outras ameaças de Carballes antes de finalmente cantar vitória.

Nos ‘quartos’ de Barcelona mais uma vez, o ‘vice’ de 2019, 2021 e 2023 vai agora ter pela frente o argentino Facundo Díaz Acosta (53.º), que virou contra Fabian Marozsan (39.º), com os parciais 3-6, 6-3 e 6-1.

A reta final da jornada em Barcelona ficou ainda marcada pelo triunfo do francês Arthur Fils (36.º ATP), que venceu 10 dos últimos 12 jogos para bater o australiano Alex De Minaur (11.º) por 7-5 e 6-2.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt