Treinador de Coric: «O Borna e o Novak Djokovic são muito parecidos»

Por José Morgado - Novembro 24, 2018
coric-djokovic

Riccardo Piatti, histórico treinador italiano que ajudou (e muito) ao desenvolvimento da carreira de Borna Coric desde o início desta época, não teme as comparações técnicas (e de filosofia de jogo) do seu jogador… a Novak Djokovic, com quem também chegou a trabalhar no início da carreira do número um mundial.

“O Borna tem muita coisa do Novak Djokovic: pela forma como ele se movimenta no campo, pelo seu estilo de jogo e pela sua personalidade. As comparações que sempre fizeram entre os dois não são por acaso”, assegura Piatti numa entrevista ao jornal ‘L’Equipe’, a propósito da final da Taça Davis onde Coric é um dos protagonistas.

Piatti não poupa elogios ao croata de 22 anos. Borna é um miúdo respeitoso, com quem é fácil trabalhar. Ele sabe muito bem o que quer. Ele ainda não sabe explorar todo o seu potencial, como é normal em miúdos da idade dele, mas as bases que tem são muito boas.”

Coric entrou pela primeira vez no top 50 aos 18 anos, em 2015, mas a sua carreira estagnou um pouco nas temporadas seguintes. Em 2018, deu um enorme salto qualitativo, estreando-se no top 30, no top 20 e depois no top 15. O ex-líder mundial de juniores ganhou o ATP 500 de Halle, foi finalista em Xangai e chegou aos oitavos-de-final de um Grand Slam pela primeira vez, no US Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt