Toni Nadal rendido: «Federer transcendeu o ténis. Nada nem ninguém vai manchar o que fez»

Por Bola Amarela - Julho 9, 2021
toni-nadal

Toni Nadal até pode ser o tio e antigo treinador de Rafael Nadal, mas não é por isso que deixa de mostrar uma profunda admiração por Roger Federer. Na sua habitual crónica no jornal ‘El País’, o espanhol dedicou todo o texto ao suíço, depois de este ter sido eliminado de forma clara nos quartos-de-final de Wimbledon por Hubert Hurkacz. Para Toni Nadal, não há dúvidas de que o helvético tem direito a um lugar muito especial.

“Quando Roger decidir que o dia de se retirar chegou, espero que o faça a despedida um por um e, pelo menos, nos quatro Grand Slams. Tanto ele como os seus milhões de seguidores merecem outro encontro onde possam dedicar-lhe a ovação e homenagem que correspondem a tudo o que fez pelo nosso desporto. Ninguém soube combinar elegância a bater a bola e a movimentação em court, com uma eficácia e brilhantismo difíceis de igualar. Por tudo isto e muito mais, Federer transcendeu o ténis. É um ícone desportivo, não só tenístico”partilhou.

“Como quer que seja o fim da carreira tenística de Federer, nada nem ninguém vai manchar o que fez, o prestígio que o grande tenista suíço deu à história do ténis. Desejo, claro, mais um tempo entre nós e, sobretudo, um tour de despedida para que os adeptos dos grandes torneios possam mostrar-lhe, uma vez mais, grande carinho e admiração”, acrescentou.

Toni Nadal acrescentou ainda uma história sobre o encontro de Federer com Hurkacz, que se passou na Academia de Rafael Nadal. “Vi o encontro na Academia do meu sobrinho em Manacor com um grupo de miúdos que estão ali a fazer o Summer Camp. Havia um rapaz suíço de 13 anos que, cheio de nervos, não conseguia ver o que se estava a passar no terceiro set. Suplicava que Roger fizesse algum jogo porque não conseguia ver o seu ídolo levar um 6-0. Quando acabou, o miúdo começou a chorar. Disse para não dar importância, que se ia esquecer daquele resultado da mesma maneira que o mundo também o ia esquecer muito rapidamente. Não é nada ao lado da brilhante carreira de um dos melhores desportistas de todos os tempos”rematou.

Bola Amarela