Tien faz história e é o mais novo desde Nadal nos ‘oitavos’ do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 18, 2025

Imaginamos que por esta altura já todos tenham aprendido o nome de Learner Tien. É bom que sim, porque o norte-americano de 19 anos está mesmo com vontade de mostrar que chegou para ficar, tendo em conta que deu a melhor sequência possível ao triunfo brutal sobre Daniil Medvedev e já está nos ‘oitavos’ do Australian Open.

O qualifier, número 121 do Mundo, precisou de bastante menos drama para bater o francês Corentin Moutet (69.º), com os parciais 7-6(10), 6-3 e 6-3, em pouco menos de três horas de encontro. Assim, o vice-campeão das Next Gen Finals tornou-se no tenista mais novo desde Rafael Nadal, em 2005, a chegar à quarta ronda em Melbourne Park.

Leia também:

E a verdade é que Tien, que já está a saltar para o top 80, pode continuar a sonhar de forma realista. É que agora vai discutir um lugar nos quartos-de-final com o italiano Lorenzo Sonego (55.º), carrasco do brasileiro João Fonseca, que levou a melhor sobre Fabian Marozsan (59.º), com os parciais 6-7(3), 7-6(6), 6-1 e 6-2.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt