Thiem conquista primeiro Grand Slam no US Open após reviravolta histórica

Por José Morgado - Setembro 14, 2020
Thiem

Dominic Thiem conquistou este domingo, aos 27 anos e na quarta final de Grand Slam da sua carreira, o seu primeiro Major, ao vencer o US Open 2020. O austríaco é o primeiro jogador da história a ganhar uma final em Nova Iorque após estar a perder por dois sets a zero.

Numa final emocionante, tensa, com muitos altos e baixos mas nem sempre bem jogada, o austríaco, número três mundial, recuperou de uma desvantagem de dois sets a zero para derrotar o seu grande amigo alemão Alexander Zverev, sétimo do ranking, por 2-6, 4-6, 6-4, 6-3 e 7-6(6), em mais de quatro horas de encontro e depois de um quinto set de loucos, em que os dois jogadores serviram para o título. Zverev fê-lo a 5-3 e Thiem a 6-5, mas nenhum dos dois esteve sequer perto de fechar nessas situações.

No tiebreak do quinto set, Thiem abriu uma vantagem de 6-4, permitiu que Zverev salvasse os dois primeiro match points, mas acabou por não resistir ao terceiro e último.

Neste ano especial, os dois jogadores vão manter as suas posições no ranking, mas Thiem fica muito mais perto do top 2 em termos pontuais. Zverev, sétimo, fica mais perto do sexto, Tsitsipas.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.