Tenista mais velho do Mundo fugiu da guerra e foi grande figura no Polónia-Roménia

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 16, 2022

A história de Leonid Stanislasvky comoveu o Mundo do ténis. Afinal de contas, falamos de um guerreiro de 98 anos, que está no livro do Guinness como o tenista mais velho. Mais do que isso, o senhor Leonid, que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, teve de fugir da Ucrânia e refugiar-se na Polónia perante a invasão das forças russas, mas nem assim o seu amor pelo ténis diminui.

Ora, Stanislavsky foi figura notada em Radom, onde a Polónia defrontou a Roménia nos qualifiers das Billie Jean King Cup Finals. Leonid esteve nas bancadas vestido a rigor com as cores da sua Ucrânia e viu Iga Swiatek arrasar Andreea Prisacariu, isto apenas alguns dias depois de concretizar um sonho ao treinar com Agnieszka Radwanska.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/BJKCup/status/1515262724896342021?s=20&t=DpN3oAdCfnbfun6L4Ce5Jw

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt